Taxa de abertura de e-mail: o que é e como aumentar a sua
Saiba o que é a taxa de abertura de e-mail e aprenda a fazer dela um diferencial para suas campanhas de maior sucesso em ambiente online
O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes no mundo digital. Isso porque 4,03 bilhões de pessoas usaram o recurso no mundo todo somente em 2020 de acordo com o Kinsta. Apenas por efeito de comparação, o Instagram conta com 1,2 bilhão de usuários. Em resumo, uma das redes sociais mais populares do mundo atinge 4 vezes menos pessoas do que o e-mail. É óbvio que isso não quer dizer que todo e-mail enviado será aberto. É por isso que precisamos considerar a taxa de abertura de e-mail.
A realidade é que ter um contato mais pessoal com um público que é praticamente 4 vezes maior do que o do Instagram é uma grande ideia. E é exatamente por isso que o e-mail marketing merece destaque. Com ele, você manda uma mensagem direta para uma pessoa e pode se relacionar com ela ao longo de toda uma campanha. Não é por acaso que os maiores estrategistas digitais acham engraçado quando dizem que o e-mail morreu. Nós do estúdio Contentus Clava, também.
O jeito certo de se trabalhar com o e-mail marketing
No mundo digital, tudo depende de estratégia. E se você não pensar no e-mail marketing com foco nela, dificilmente terá resultados. A questão que fica é: como fazer isso? Bom, primeiro precisamos ter em mente que nem tudo é técnica. Na realidade, por se tratar de algo que envolve o relacionamento humano, uma boa dose de arte faz toda a diferença.
O que estamos querendo dizer é que primeiro é preciso alinhar aquilo que a sua empresa oferece com aquilo que a persona precisa. Aliás, essa é a base do marketing digital. Sem gerar essa conexão, seu produto não vende, seu serviço não funciona e nada dá certo.
Então já podemos traçar nosso ponto de partida: o estudo da persona. Conhecendo suas dores e desejos, temos como entender de que forma o nosso produto pode ser útil para ela. Lógico que lidar com a persona exige muito mais do que isso. No estúdio Contentus Clava, nós contamos com uma equipe de pesquisadores que trabalha em conjunto com gestores de tráfego. O motivo é que, mais do que anunciar, identificar personas envolve uma pesquisa profunda.
Ok, voltemos ao nosso desafio. Entendida a persona do cliente é hora de fazer a oferta chegar até ela. É somente nesse momento que as redes sociais, os blogs e as ferramentas como o e-mail devem ser avaliadas.
Se o seu produto é bom e a sua oferta faz sentido, então usar o e-mail para atrair e fidelizar clientes é algo que funciona muito bem. Só que não basta apenas construir uma estratégia e esperar as vendas acontecerem. É preciso ter parâmetros para analisar se elas estão de acordo com o esperado.
Para tanto, nada melhor do que trabalhar com métricas. Em relação ao e-mail marketing, uma das mais importantes é a taxa de abertura de e-mail. Saiba mais sobre ela na sequência.
A taxa de abertura de e-mail
Por taxa de abertura de e-mail entendemos a diferença entre o número de pessoas que abriu determinado e-mail e o número de pessoas que de fato recebe a campanha. Assim, a métrica nos dá a dimensão exata do sucesso de nossa abordagem.
Perceba que a taxa de abertura não tem a ver exatamente com o conteúdo do e-mail, mas sim, com a atratividade. Dessa forma, o mais importante é chamar a atenção da pessoa. Tenha cuidado apenas em não usar isso para fazer campanhas ruins. A realidade é que, mesmo a taxa de abertura sendo fundamental, ela precisa estar dentro de uma estratégia qualificada. Em resumo, toda a campanha deve ser conduzida com critérios, afinal, você não quer comprometer a imagem do seu cliente no mercado. Por isso, pense em meios de sofisticar as suas chamadas, mas de forma conectada com o conteúdo a ser entregue.
Fazendo isso, você tem como racionalizar sua ação. Com a taxa de abertura de e-mail elevada nós podemos pensar em inúmeras ações:
trabalhar com testes A/B, ou seja, testar diferentes assuntos para saber qual deles converte mais;
definir qual é o melhor horário para a nossa campanha;
identificar a linguagem mais adequada para gerar a conversão.
Não é regra, mas geralmente, a boa taxa de abertura depende do assunto do e-mail. Dizemos que não é regra porque outros fatores também podem interferir, como a própria credibilidade de quem manda a mensagem. Só que no geral, é o assunto que chama a atenção. É por isso que no Estúdio Contentus Clava nos concentramos primeiro nele para avaliar a eficácia de nossa campanha.
As 5 estratégias para aumentar a sua taxa de abertura de e-mail
Avalie suas campanhas de maneira criteriosa. Não é difícil e é algo que te permite estar sempre convertendo mais. Identificando a necessidade de melhorias, conte com as 5 estratégias abaixo para fazer do e-mail marketing um diferencial.
1. Crie sentido de urgência
As pessoas podem ter muito o que fazer, portanto, mostrar a elas que a sua mensagem tem um prazo, pode te ajudar a chamar a atenção.
Como fazer isso? Confira os exemplos e veja se não identifica algo que já apareceu na sua caixa de mensagens.
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Cuidado apenas para não exagerar. Pessoas têm inteligência, portanto, se todos os dias você entregar uma mensagem alarmista, é evidente que uma hora ninguém mais abrirá seus e-mails. Por isso, a dica é criar sentido de urgência apenas quando realmente houver urgência.
2. Desperte curiosidade
Quem age de maneira 100% racional o dia todo? É fato que muitas vezes, nós, seres humanos, tomamos decisões muito mais para satisfazer nossa curiosidade do que por qualquer outro motivo. É por isso que a curiosidade também é uma estratégia válida para atrair o interesse das pessoas e aumentar a taxa de abertura de e-mails. Alguns exemplos de como isso pode ser feito são os seguintes.
Está chegando a hora de você…
João, você se lembra daquela vez?
Venha ver o que nós preparamos para você.
Isto é assustadoramente interessante para você também?
Em resumo, mostre no título que há algo interessante dentro da mensagem. Fazendo isso, a pessoa tende a ir atrás da informação, aumentando a sua taxa de abertura de e-mail.
3. Seja controverso
Polêmicas também são ótimas para atrair pessoas. Jornais e revistas fazem isso o tempo todo. São manchetes que praticamente te obrigam a parar e conferir o que está escrito ali dentro. Muitas vezes, elas são até mais interessantes do que as próprias notícias.
Na publicidade, a controvérsia também é válida, mas precisa sempre ser trabalhada com cuidado. A realidade é que você jamais pode prometer o que não é capaz de cumprir. Assimilando isso, vale a pena tentar atrair as pessoas usando esse recurso. Confira exemplos abaixo.
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Formas de chamar atenção existem muitas. E a controvérsia é certamente uma das principais. Bons estrategistas de e-mails marketing sabem usar isso a seu favor, mas eles fazem com atenção a um aspecto: o contexto. Não queira inventar. Seja preciso na análise da sua própria campanha para que, no entendimento dela, você seja capaz de tirar uma sacada que faça sentido. Esse é o papel que historicamente diferenciou o criativo no mercado publicitário.
4. Seja pessoal
Na caixa de e-mail do lead, você disputa espaço com outras empresas e também com outras pessoas. Logo, precisa ter uma estratégia para se diferenciar delas e chamar a atenção. Um jeito de fazer isso é sendo bem pessoal, quase como um amigo íntimo. Afinal, as pessoas até costumam ignorar empresas, mas tendem a não fazer isso com quem as chama pelo nome.
Assim, estruturas que vão mais para o lado pessoal também funcionam. Confira nos exemplos abaixo.
Você vai permitir que essas crianças continuem passando fome?
Imagine você mesmo daqui a um ano, João.
Eu estava pensando em você hoje.
João, você é simplesmente o melhor.
Essa forma de gerar aproximação funciona muito bem nas estratégias do estúdio Contentus Clava. Perceba como mesmo empresas gigantes, casos de Lojas Americanas e Submarino, se comunicam assim.
Já dizia Dale Carnegie, autor de "Como fazer amigos e influenciar pessoas", um dos maiores best sellers de todos os tempos: "Lembre-se que o nome de uma pessoa, é para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma.".
5. Seja transparente
Por fim, o óbvio: quando prometer, entregue. Se a pessoa assinou sua lista para receber um e-book, então ela já demonstrou interesse em recebê-lo. Em casos assim, o importante é não inventar. Ao chegar à caixa de mensagens da pessoa, anuncie o que está entregando. Muitas empresas se preocupam tanto em inventar nesse momento, que acabam confundindo os clientes e diminuindo sua taxa de abertura de e-mail em um momento onde tudo converge para o sucesso dessa métrica.
Confira alguns exemplos de entregas que se baseiam na promessa. Veja como elas são diretas.
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