Taxa de abertura de e-mail: o que é e como aumentar a sua

Saiba o que é a taxa de abertura de e-mail e aprenda a fazer dela um diferencial para suas campanhas de maior sucesso em ambiente online

Taxa de abertura de e-mail

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes no mundo digital. Isso porque 4,03 bilhões de pessoas usaram o recurso no mundo todo somente em 2020 de acordo com o Kinsta. Apenas por efeito de comparação, o Instagram conta com 1,2 bilhão de usuários. Em resumo, uma das redes sociais mais populares do mundo atinge 4 vezes menos pessoas do que o e-mail. É óbvio que isso não quer dizer que todo e-mail enviado será aberto. É por isso que precisamos considerar a taxa de abertura de e-mail.

A realidade é que ter um contato mais pessoal com um público que é praticamente 4 vezes maior do que o do Instagram é uma grande ideia. E é exatamente por isso que o e-mail marketing merece destaque. Com ele, você manda uma mensagem direta para uma pessoa e pode se relacionar com ela ao longo de toda uma campanha. Não é por acaso que os maiores estrategistas digitais acham engraçado quando dizem que o e-mail morreu. Nós do estúdio Contentus Clava, também.

O jeito certo de se trabalhar com o e-mail marketing

O jeito certo de aumentar a Taxa de abertura de e-mail

No mundo digital, tudo depende de estratégia. E se você não pensar no e-mail marketing com foco nela, dificilmente terá resultados. A questão que fica é: como fazer isso? Bom, primeiro precisamos ter em mente que nem tudo é técnica. Na realidade, por se tratar de algo que envolve o relacionamento humano, uma boa dose de arte faz toda a diferença.

O que estamos querendo dizer é que primeiro é preciso alinhar aquilo que a sua empresa oferece com aquilo que a persona precisa. Aliás, essa é a base do marketing digital. Sem gerar essa conexão, seu produto não vende, seu serviço não funciona e nada dá certo.

Então já podemos traçar nosso ponto de partida: o estudo da persona. Conhecendo suas dores e desejos, temos como entender de que forma o nosso produto pode ser útil para ela. Lógico que lidar com a persona exige muito mais do que isso. No estúdio Contentus Clava, nós contamos com uma equipe de pesquisadores que trabalha em conjunto com gestores de tráfego. O motivo é que, mais do que anunciar, identificar personas envolve uma pesquisa profunda.

Ok, voltemos ao nosso desafio. Entendida a persona do cliente é hora de fazer a oferta chegar até ela. É somente nesse momento que as redes sociais, os blogs e as ferramentas como o e-mail devem ser avaliadas.

Se o seu produto é bom e a sua oferta faz sentido, então usar o e-mail para atrair e fidelizar clientes é algo que funciona muito bem. Só que não basta apenas construir uma estratégia e esperar as vendas acontecerem. É preciso ter parâmetros para analisar se elas estão de acordo com o esperado.

Para tanto, nada melhor do que trabalhar com métricas. Em relação ao e-mail marketing, uma das mais importantes é a taxa de abertura de e-mail. Saiba mais sobre ela na sequência.

A taxa de abertura de e-mail

O que é a Taxa de abertura de e-mail

Por taxa de abertura de e-mail entendemos a diferença entre o número de pessoas que abriu determinado e-mail e o número de pessoas que de fato recebe a campanha. Assim, a métrica nos dá a dimensão exata do sucesso de nossa abordagem.

Perceba que a taxa de abertura não tem a ver exatamente com o conteúdo do e-mail, mas sim, com a atratividade. Dessa forma, o mais importante é chamar a atenção da pessoa. Tenha cuidado apenas em não usar isso para fazer campanhas ruins. A realidade é que, mesmo a taxa de abertura sendo fundamental, ela precisa estar dentro de uma estratégia qualificada. Em resumo, toda a campanha deve ser conduzida com critérios, afinal, você não quer comprometer a imagem do seu cliente no mercado. Por isso, pense em meios de sofisticar as suas chamadas, mas de forma conectada com o conteúdo a ser entregue.

Fazendo isso, você tem como racionalizar sua ação. Com a taxa de abertura de e-mail elevada nós podemos pensar em inúmeras ações:

  • trabalhar com testes A/B, ou seja, testar diferentes assuntos para saber qual deles converte mais;

  • definir qual é o melhor horário para a nossa campanha;

  • identificar a linguagem mais adequada para gerar a conversão.

Não é regra, mas geralmente, a boa taxa de abertura depende do assunto do e-mail. Dizemos que não é regra porque outros fatores também podem interferir, como a própria credibilidade de quem manda a mensagem. Só que no geral, é o assunto que chama a atenção. É por isso que no Estúdio Contentus Clava nos concentramos primeiro nele para avaliar a eficácia de nossa campanha.

As 5 estratégias para aumentar a sua taxa de abertura de e-mail

Estratégias para aumentar a taxa de abertura de e-mail

Avalie suas campanhas de maneira criteriosa. Não é difícil e é algo que te permite estar sempre convertendo mais. Identificando a necessidade de melhorias, conte com as 5 estratégias abaixo para fazer do e-mail marketing um diferencial.

1. Crie sentido de urgência

As pessoas podem ter muito o que fazer, portanto, mostrar a elas que a sua mensagem tem um prazo, pode te ajudar a chamar a atenção.

Como fazer isso? Confira os exemplos e veja se não identifica algo que já apareceu na sua caixa de mensagens.

  • Você tem 5.000 pontos de recompensa para retirar até 10 de dezembro.

  • Seu bônus promocional expira em 48 horas.

  • Restam apenas outros 10 itens destes sobrando, João.

  • Últimas chances para aproveitar nossos preços de Black Friday Contentus Clava.

Cuidado apenas para não exagerar. Pessoas têm inteligência, portanto, se todos os dias você entregar uma mensagem alarmista, é evidente que uma hora ninguém mais abrirá seus e-mails. Por isso, a dica é criar sentido de urgência apenas quando realmente houver urgência.

2. Desperte curiosidade

Quem age de maneira 100% racional o dia todo? É fato que muitas vezes, nós, seres humanos, tomamos decisões muito mais para satisfazer nossa curiosidade do que por qualquer outro motivo. É por isso que a curiosidade também é uma estratégia válida para atrair o interesse das pessoas e aumentar a taxa de abertura de e-mails. Alguns exemplos de como isso pode ser feito são os seguintes.

  • Está chegando a hora de você…

  • João, você se lembra daquela vez?

  • Venha ver o que nós preparamos para você.

  • Isto é assustadoramente interessante para você também?

Em resumo, mostre no título que há algo interessante dentro da mensagem. Fazendo isso, a pessoa tende a ir atrás da informação, aumentando a sua taxa de abertura de e-mail.

3. Seja controverso

Polêmicas também são ótimas para atrair pessoas. Jornais e revistas fazem isso o tempo todo. São manchetes que praticamente te obrigam a parar e conferir o que está escrito ali dentro. Muitas vezes, elas são até mais interessantes do que as próprias notícias.

Na publicidade, a controvérsia também é válida, mas precisa sempre ser trabalhada com cuidado. A realidade é que você jamais pode prometer o que não é capaz de cumprir. Assimilando isso, vale a pena tentar atrair as pessoas usando esse recurso. Confira exemplos abaixo.

  • Consumidores de São Paulo são os piores clientes.

  • Saiba porque o seu atual copywriter não te traz resultados.

  • Tudo o que você já ouviu sobre como investir seu dinheiro é errado.

  • Esta dieta da moda está na verdade fazendo mal para o seu organismo.

Formas de chamar atenção existem muitas. E a controvérsia é certamente uma das principais. Bons estrategistas de e-mails marketing sabem usar isso a seu favor, mas eles fazem com atenção a um aspecto: o contexto. Não queira inventar. Seja preciso na análise da sua própria campanha para que, no entendimento dela, você seja capaz de tirar uma sacada que faça sentido. Esse é o papel que historicamente diferenciou o criativo no mercado publicitário.

4. Seja pessoal

Na caixa de e-mail do lead, você disputa espaço com outras empresas e também com outras pessoas. Logo, precisa ter uma estratégia para se diferenciar delas e chamar a atenção. Um jeito de fazer isso é sendo bem pessoal, quase como um amigo íntimo. Afinal, as pessoas até costumam ignorar empresas, mas tendem a não fazer isso com quem as chama pelo nome.

Assim, estruturas que vão mais para o lado pessoal também funcionam. Confira nos exemplos abaixo.

  • Você vai permitir que essas crianças continuem passando fome?

  • Imagine você mesmo daqui a um ano, João.

  • Eu estava pensando em você hoje.

  • João, você é simplesmente o melhor.

Essa forma de gerar aproximação funciona muito bem nas estratégias do estúdio Contentus Clava. Perceba como mesmo empresas gigantes, casos de Lojas Americanas e Submarino, se comunicam assim.

Já dizia Dale Carnegie, autor de "Como fazer amigos e influenciar pessoas", um dos maiores best sellers de todos os tempos: "Lembre-se que o nome de uma pessoa, é para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma.".

5. Seja transparente

Por fim, o óbvio: quando prometer, entregue. Se a pessoa assinou sua lista para receber um e-book, então ela já demonstrou interesse em recebê-lo. Em casos assim, o importante é não inventar. Ao chegar à caixa de mensagens da pessoa, anuncie o que está entregando. Muitas empresas se preocupam tanto em inventar nesse momento, que acabam confundindo os clientes e diminuindo sua taxa de abertura de e-mail em um momento onde tudo converge para o sucesso dessa métrica.

Confira alguns exemplos de entregas que se baseiam na promessa. Veja como elas são diretas.

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E aí? Gostou? Quer contar com estrategistas para cuidar do e-mail marketing para você? Então entre em contato clicando no botão abaixo.