AIDA: a mão na roda do copywriter

Entenda como funciona a fórmula AIDA e como ela pode simplificar o caminho da sua audiência até a oferta

AIDA
  • A de atenção;

  • I de interesse;

  • D de desejo;

  • A de ação.

Olhando assim é bastante simples: AIDA nada mais é do que a fórmula básica utilizada por qualquer copywriter no exercício de suas funções. O motivo? É que ela é eficaz.

O que essa estrutura de comunicação oferece é um meio sutil de fazer com que a oferta entre na cabeça das pessoas, passando pelos conceitos essenciais para justificá-la.

É como se fosse uma ladeira. Você entra nela e vai escorregando até chegar ao seu destino final. Se essa ladeira tiver a inclinação certa, passa a ser quase inevitável que o destino seja sempre o mesmo.

Para entender melhor: pense que você é atraído por algo que chama a sua atenção. Então você se vira para ver do que se trata e percebe que ali tem um negócio que desperta o seu interesse. E é tão forte a ponto de você começar a desejar aquilo. No fim do processo, surge algo que te motiva a agir. Transformando isso em método, você tem a AIDA.

1. Atenção

A primeira coisa que você precisa fazer é chamar a atenção dos visitantes para o seu conteúdo. Você precisa atrair o interesse deles com um título atraente. Depois de chamar a atenção deles, você precisa manter o interesse, criar um desejo pelo seu produto ou serviço e, eventualmente, motivá-los a agir.

Como fazer isso? Use uma frase forte, marcante, com uma promessa que resolva determinado problema de alguém, mas que seja possível de ser atendida pela sua solução. Isso pode ser construído no próprio título ou então em um vídeo poderoso ou mesmo em uma imagem simples e direta.

2. INTERESSE

Boa parte dos visitantes até atende o seu comando por atenção, mas é preciso mantê-los interessados ​​em continuar a leitura. Existe uma maneira inteligente de fazer isso que é apresentando argumentos racionais que justifiquem essa permanência.

Se você anuncia um iPhone novo por 50 Reais, vai chamar a atenção das pessoas, mas é provável que elas saiam do seu site quando virem que a oferta é falsa. Agora, se você de fato tiver como oferecer esse produto por esse preço, elas vão seguir com você para saber do que se trata.

3. Desejo

Existem três maneiras de criar desejo em uma oferta:

  • apresentando benefícios;

  • mostrando o potencial de transformação do produto;

  • revelando resultados positivos.

Imagine que você está querendo perder peso. Vendo uma foto de antes e depois de alguém que conseguiu esse resultado, é natural que você visualize aquilo pra você também.

O desejo trabalha com a imaginação da pessoa, faz ela se colocar no lugar do chamado "avatar transformado" e facilita a tomada de decisão pela compra.

4. Ação

Por fim, é preciso fazer o visitante agir. Não tenha medo de dar o comando. Grandes empresas não abrem mão do "compre agora", "finalize sua compra clicando no botão abaixo", entre outros termos imperativos.

Também é válido trabalhar com o conceito de urgência. Não é por acaso que grandes e-commerces trabalham sempre com contador de tempo para o fim das ofertas. Eles estimulam os clientes a fechar negócio o quanto antes.

BÔNUS: TRABALHE COM PROVAS

E como as pessoas vão acreditar que o que você diz é verdade? Simples: prove que suas afirmações são verdadeiras. Isso pode ser feito a partir da demonstração do seu produto em uso, por meio de vídeo ou até de carrossel de fotos.

Além disso, depoimentos também são excelentes para gerar esse estímulo, pois eles mostram que outras pessoas já estão felizes com os resultados que você gera.

Por fim, explore o conceito de indicadores de credibilidade. É preciso que você mostre autoridade no que faz, seja com uma qualificação, seja com um prêmio que mostrem que de fato você é um especialista no tema.


Resumo da fórmula de redação da AIDA


Veja como você pode aplicar o modelo Aida nos seus projetos:

  • comece chamando a atenção das pessoas com uma mensagem forte, uma promessa que você será capaz de cumprir na sua oferta.

  • tente manter o interesse do visitante com racionalidade, ou seja, fazendo com que a sua oferta faça sentido lógico.

  • crie o desejo mostrando os benefícios do seu produto ou serviço, como ele pode mudar sua vida e melhorar seus problemas. Trabalhe com a imaginação das pessoas para tanto.

  • Use uma chamada clara e óbvia para a ação, se possível, trabalhando com escassez e urgência.

Por último, não deixe de apresentar provas demonstrando seu produto ou serviço em ação usando fotos ou vídeos do tipo antes e depois, informerciais e depoimentos de outros clientes.

Agora que entendeu como funciona uma das principais estruturas de copy, confira também como ser um planejador de palavras-chave top.