Como escrever um e-mail que converte

Se você tem uma lista de leads, então a melhor coisa que pode fazer para o seu negócio é se comunicar com ela de maneira estratégica. Pode parecer óbvio mas boa parte das empresas até coleta essa informação de seus clientes, mas não consegue fazer com que isso se transforme em maior volume de vendas.

A realidade é que se você souber trabalhar com a lista, tem tudo para transformar visitantes em clientes e clientes em compras recorrentes, desvendando o segredo das maiores empresas do mundo. Quando percebemos um "entrave" de nossos clientes em relação a isso, costumamos agir seguindo passos simples.

Passo 1: HUMANIZAÇÃO

Já dizia Dale Carnegie: "Lembre-se que o nome de uma pessoa, é para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma.". Só isso já é o bastante para você entender a importância de humanizar a sua mensagem. É preciso criar um vínculo com o seu leitor. Nós sempre começamos nossos conteúdos como um simples e eficiente "olá, Fulano". Acredite: as pessoas adoram saber que você lembrou o nome delas. Isso abre portas.

Passo 2: EQUILÍBRIO ENTRE FORMALIDADE E INFORMALIDADE

A não ser que o seu negócio exija uma abordagem extremamente séria, não escreva como se fosse um juiz de direito. A ideia é que o seu e-mail seja sempre uma mensagem de um amigo para outro.

Apenas tome cuidado para não exagerar. O jogo aqui é você gerar uma conexão com o seu lead a ponto de ele se sentir seguro em relação a uma futura compra com a sua empresa. Perceba que a informalidade é estratégica. Ela visa um efeito que será sentido posteriormente.

Passo 3: A MENSAGEM TEM QUE SER PRECISA

Seu e-mail precisa ter uma ideia central e apenas uma. Isso porque as pessoas tendem a ter uma capacidade de concentração muito baixa em ambiente online. Então aqui vai a dica: vá direto ao ponto. De preferência trabalhando com conteúdos curtos, embora seja possível sim fazer muitas vendas com e-mails longos, aliás, são os e-mails longos que costumam gerar os melhores resultados, mas isso é algo para ser discutido outra hora.

Procure se concentrar em parágrafos curtos, com 2 ou 3 linhas. Isso facilita bastante a assimilação de quem está lendo.

Passo 4: CLAREZA NO propósito

Ainda seguindo o raciocínio anterior, nunca proponha mais de uma ação por e-mail. Concentre-se em apenas uma abordagem. Quer que seu lead leia um artigo do seu blog? Coloque um botão e construa sua mensagem com foco em fazer com que ele execute essa ação. Quer que ele aproveite a sua oferta? Então não tenha medo de falar sobre os benefícios do seu produto ou serviço e recomendar o clique. Uma dica é trabalhar com a mesma chamada para a ação, ou Call To Action, no começo, no meio e no fim do e-mail. Isso acostuma você a jamais fugir do seu propósito e escrever e-mails mais estratégicos.

Ah, use frases claras no seu CTA. Aqui é hora de ser direto e não surpreender, embora você possa ser criativo.

Passo 5: JAMAIS COMPLICAR

E-mail marketing é simples porque é uma abordagem mais pessoal que você pode construir com o seu lead. Por isso evite complicações. Cuidado com a linguagem HTML porque suas imagens podem ser bloqueadas e seu seu conteúdo corre o risco de ficar ilegível.

É muito mais interessante você trabalhar com textos simples que certamente serão lidos pelas pessoas. Melhor ainda quando criados por especialistas que sabem fazer uso do jogo das palavras e atribuir persuasão ao processo. Quer nossa ajuda com isso? Então entre em contato clicando no botão abaixo.