PADRÃO DE QUALIDADE CONTENTUS CLAVA: SAIBA O QUE É

Entenda porque o padrão de qualidade Contentus Clava é capaz de elevar o nível do seu projeto em ambiente online e gerar o maior retorno possível para ele.

Padrão de qualidade Contentus Clava

É fácil saber se quem trabalha com conteúdo pode entregar o que você realmente precisa. Basta avaliar o histórico da agência e se ela conta com um método eficaz. É por isso que criamos o padrão de qualidade Contentus Clava.

E o que é esse diferencial? É o nosso direcionamento para a criação de qualquer peça publicitária. Testado e validado por nossos clientes.

A realidade é que sempre existe uma necessidade para cada cliente. Alguns estão em busca de engajamento, outros precisam de uma oferta realmente persuasiva para gerar vendas. Em todo caso, é preciso considerar isso, mas também um elemento único que depende de cada agência ou profissional de conteúdo.

Para que materiais mais específicos como landing pages e e-mails sejam efetivos, precisamos considerar a realidade de cada mídia e o que a ciência publicitária nos recomenda. Só que antes de tudo ser criado é preciso pesquisar.

Em resumo: nada aqui é "chutado".

COMO ESTRUTURAMOS NOSSAS CAMPANHAS DE MARKETING

Nunca começamos um projeto de maneira desorganizada. Por isso, o ponto de partida sempre é o chamado "framework" de marketing digital, ou estrutura, de acordo com a Udacity. Entre as mais conhecidas e eficazes está a dos 5W's. Isso quer dizer que para dar vida a um conteúdo, nós precisamos sempre entender melhor sobre os seguintes elementos:

1. Who?

2. What?

3. Where?

4. When?

5. Why?

Em resumo, nosso estudo começa com a identificação do nosso público-alvo, do que é a nossa oferta, de onde a mensagem será entregue, do estágio de consciência do público em relação à solução e do motivo de fazer a divulgação.

Respondidas essas perguntas, nós já temos um ponto de partida para começar a nossa estratégia.

ENCONTRANDO O CLIENTE IDEAL

Essa primeira abordagem é fundamental, mas posteriormente a ela nós continuamos no nosso estudo. Tenha em mente que nós só colocamos o lápis no papel quando as informações sobre o que pode fazer o seu produto ter resultados forem claras. E para tanto, nada melhor do que trabalhar com o conceito de persona.

Nós contamos com um método sofisticado de coleta, registro e distribuição de dados que nos permite mapear detalhes do comportamento da persona em ambiente online. Este é um diferencial só nosso. Usamos a ciência de dados para, a partir das informações que você nos der nessa entrevista preliminar, identificar a persona, descobrir o que ela mais quer e até o que ela deseja de maneira inconsciente, para só então criar uma oferta transformadora. É isso que pode fazer a sua empresa vender mais.

INVESTIGANDO A CONCORRÊNCIA

Para que o nosso projeto não seja mais do mesmo, nós fazemos uma análise de mercado com comparativos em relação ao que os seus principais concorrentes podem fazer.

Logo, identificamos os diferenciais que podem posicionar o seu produto ou serviço de maneira única e assim você tem a certeza de mais do que um texto bem escrito e com quebra de objeções, o seu projeto de copy é capaz de encontrar brechas no mercado.

E como garantimos a qualidade da nossa escrita para todas as etapas do funil? É o que você confere abaixo.

Construindo o padrão de qualidade contentus clava

Automatização é tudo o que o Google não quer. Tenha certeza, quanto mais humana for a sua escrita, maiores serão suas chances de ocupar as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa e alcançar seus objetivos.

Isso porque, de acordo com a imForza, 75% dos usuários jamais clicam em resultados que vem depois da primeira página. Considerando que o Google é uma plataforma extremamente poderosa, você não vai querer ignorá-la na sua estratégia.

A realidade é que, criar conteúdos, aparecer na frente no ranking dos buscadores e ser acionado sempre que alguém estiver em busca da solução que você oferece é algo fundamental. Quem vende bem sabe o valor que isso tem.

Então a pergunta que fica é: como proceder para criar bons textos, de acordo com as exigências? Sugerimos pensar em 3 elementos na criação de conteúdo. Eles são:

  • originalidade;

  • autenticidade;

  • esclarecimento.

Garantindo isso, basta adaptar para o gosto dos mecanismos. Nós fazemos isso seguindo algumas práticas sempre dentro do padrão de qualidade Contentus Clava. Confira na sequência.

como criamos os títulos

É importante destacar que o seu título certamente aparecerá nos resultados apresentados pelos mecanismos de busca. Portanto, ele precisa ter relevância para os usuários. O título é crucial para que as ferramentas de buscas saibam com precisão qual será a sua proposta.

Por isso, ele deve ser, acima de tudo, informativo. Um bom título deve propor uma solução clara, afinal, os algoritmos sabem o que as pessoas estão procurando. Cabe ao redator desenvolver uma mensagem que mostre a eles o potencial do conteúdo em questão. Quando isso acontece, aumentam as chances de o conteúdo aparecer nas primeiras posições das pesquisas.

Só que os algoritmos valorizam também a forma. Por isso, cuidado com a quantidade de caracteres no título. Sabemos que o ideal é trabalhar com o limite de 70 caracteres, portanto, jamais ultrapasse esse número.

Vale a pena trabalhar com mensagens de impacto, mas sempre realistas. Ao construir um título enganoso, a tendência é que em pouco tempo os algoritmos percebam a estratégia e seu conteúdo perca relevância.

o trabalho com As palavras-chave

Você precisa definir a sua palavra-chave se quer ser encontrado nas buscas. Quando faz isso, o Google e outros mecanismos de pesquisa entendem que você tem um objetivo claro na sua oferta de conteúdo. Por isso, uma palavra-chave foco costuma ser o ponto central na estratégia de otimização de textos, vídeos, entre outros.

Conteúdos bem ranqueados geralmente têm palavras-chave (ou keywords, do inglês) estrategicamente posicionadas nos seguintes lugares:

  • título;

  • resumo;

  • primeiro parágrafo e;

  • ao menos uma vez em um dos subtítulos.

Além disso, é preciso pensar na densidade da palavra-chave, ou seja, em quantas vezes ela aparece ao longo do texto. Considerando nossos estudos e referências, podemos dizer que o recomendado é que essa incidência seja entre 0,5% e 5% do total de palavras do texto, dependendo é claro, do formato do conteúdo.

A organização do nosso conteúdo

Um texto otimizado em SEO de acordo com o padrão de qualidade Contentus Clava precisa ter uma única tag H1. O motivo é que a H1 vai direcionar os algoritmos em relação às prioridades traçadas por quem criou o conteúdo. A partir da H1 vem a H2, a H3 e assim por diante, sempre orientado o leitor, e o algoritmo, em termos de prioridade.

Se for para um texto corrido, como artigo de blog, por exemplo, é importante também que o conteúdo tenha pelo menos 300 palavras. A lógica é que as ferramentas de buscas procuram respostas satisfatórias para os usuários, portanto, elas entendem que é muito difícil fazer isso com textos curtos. Em resumo: quanto mais melhor. Aliás, atualmente, com menos de 1000 palavras você dificilmente aparece. Com mais de 2000 e o uso de palavras-chave específicas, você certamente aparece, não importa qual seja o tema.

Existe inclusive um estudo da Red Website Design que revela o tamanho médio das páginas de classificação superior no Google: 1890 palavras.

Vale destacar que os conteúdos devem sempre trazer subtítulos para melhorar a estrutura, de preferência, com frases curtas e claras.

Outra exigência: o conteúdo não deve ir além de 20 palavras por frase em pelo menos 2/3 do texto. Quanto aos parágrafos, jamais ultrapasse 150 palavras. Uma dica é tentar dividir parágrafos mais longos em outros menores com tópicos diferentes.

A sinalização para os algoritmos

O mais importante é que você entenda que está escrevendo para pessoas, mas está sendo avaliado por algoritmos. Compreender essa lógica é fundamental para que o seu texto tenha qualidade e seja otimizado para SEO.

Pensando nisso, considere o uso de hiperlinks internos para manter a audiência no seu site e hiperlinks externos apontando para ele: isso vai gerar credibilidade para o seu tráfego. Hoje em dia, o trabalho com links que vêm de fora é o grande diferencial de estratégias de SEO de alto nível. A isso damos o nome de link building.

Vale destacar que as ferramentas de pesquisas tendem a valorizar a presença de uma meta descrição na sua página, que é aquele pequeno resumo abaixo do título, feito para detalhar o seu conteúdo. Isso porque esse texto vai aparecer nas pesquisas e a ideia é que você o construa pensando em simplificar o entendimento do leitor a respeito do conteúdo.

É importante que tanto a meta descrição quanto o título sejam originais e se complementem, pensando na experiência do usuário ao fazer a busca. Uma boa meta tem mais do que 120 caracteres. Se suas metas têm sempre 155, então você é um mestre do conteúdo!

As fórmulas de copy

Trabalhando com copywriting, precisamos saber como viabilizar vendas. A isso damos o nome de poder de conversão. E para tanto o ideal é contar com o apoio de métodos validados. É nessa lógica que aparecem soluções como as fórmulas de copy. Entre elas estão a AIDA, acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Ação, PAS, que significa Problema, Agitação e Solução, entre outras.

A aplicação dessas técnicas serve para direcionar a mensagem até a apresentação de uma oferta, sempre de acordo com as características dela. A questão é que produtos e serviços são diferentes. Por isso, as ofertas também devem ser.

A maneira como inserimos essas técnicas nos nossos anúncios é sempre muito criteriosa. Estruturas como a Fórmula do 1-2-3-4 são mais eficientes quando é necessário demonstrar autoridade. Já os conhecidos 4 P's da persuasão costumam ser a ferramenta indicada quando você tem um caminho racional para resolver determinado problema.

Jon Benson, por exemplo, tem o modelo dos 5 passos da Copy. Nele, a oferta é desenvolvida de acordo com os elementos:

  • atenção;

  • conexão;

  • problema;

  • solução;

  • oferta.

Dentro dessa estrutura, criamos scripts de vendas que servem para gerar estímulo nas pessoas. Ela é muito eficiente quando se tem uma boa história, forte o bastante para criar conexão com esse público. Este modelo costuma ser predominante em cartas de vendas e vídeos de lançamentos.

Como aplicar os modelos de copy

Enfim, são várias possibilidades encontradas nas diferentes fórmulas existentes. Para nossos anúncios, o caminho é analisar o problema em questão e entender como o produto ou serviço a ser anunciado pode solucioná-lo. Somente então recorremos às fórmulas conhecidas.

É possível até que nenhuma delas seja útil. Se você fizer determinado anúncio no Facebook Ads, por exemplo, dependendo da estratégia, talvez seja até melhor evitar essa construção para mandar o lead direto para a sua página de vendas, apenas com um comando simples. Já tivemos sucesso com campanhas nas quais um único "clique em Saiba Mais e confira" teve resultados melhores do que copies longas. Em resumo: tudo é pesquisa e teste.

Pensando nas objeções

As objeções dependem de cada situação, mas é cientificamente comprovado que determinadas dúvidas sempre aparecem na cabeça do cliente diante de uma oportunidade. Assim, procuramos ter atenção a 7 elementos em nossas propostas. Eles são:

    1. A escassez da oferta.

    2. A afinidade com o cliente.

    3. O comprometimento com o tema.

    4. A prova social de que a solução funciona.

    5. A autoridade para fazer a proposta.

    6. A especificidade da solução.

    7. A eventual dúvida sobre efetividade do produto ou serviço.

É fundamental que a oferta seja avaliada em função desses elementos, sempre de maneira racional.

O que não pode faltar em um texto persuasivo

E quando o texto termina? O que fazer? Consideramos sempre 4 elementos fundamentais para avaliar um conteúdo persuasivo criado por nossa equipe. E eles são:

  • a oportunidade para o cliente;

  • a apresentação de provas que atestam a eficácia da oportunidade;

  • a quebra de eventuais objeções do cliente;

  • a existência de uma oferta encantadora, de acordo com a persona.

Pode parecer simples, mas este é um grande desafio. Reunir esses 4 elementos dentro de uma única estrutura é algo que exige dedicação e critérios.

Escrevendo e depois otimizando

No geral, nos preocupamos primeiro com a qualidade do nosso texto. A regra é clara: tire a dúvida da sua audiência, gere valor para ela, envolva as pessoas. Depois você pensa na estruturação da página. O que o Google e outras ferramentas de pesquisas querem é um conteúdo que satisfaça. Assim, ele será considerado relevante e você terá protagonismo em ambiente online. Parece um acordo justo, não acha?

É por esse motivo que damos total autonomia para nossos redatores. Acredite: mesmo tendo que lidar com todas as exigências acima, eles ainda são fundamentais para criar conteúdo criativo e autêntico, capaz de se diferenciar de qualquer concorrência. Entendeu agora o motivo de contar com profissionais qualificados no seu projeto? Somente eles serão capazes de seguir à risca todas essas necessidades que um texto profissional precisa ter, mas sem abrir mão do que mais importa para o cliente: a qualidade.

É isso o que nós fazemos todos os dias na nossa agência. Criamos conteúdos que geram valor a nossos leitores de acordo com o padrão de qualidade Contentus Clava. Se você também quer contar com esse diferencial na sua empresa, entre em contato a partir do botão abaixo.