Metodologia Udacity: como construir uma estratégia de acordo com os fundamentos da empresa
Conheça a metodologia Udacity e conheça a estratégia por trás de algumas das maiores empresas do mundo.
A Universidade do Vale do Silício, conhecida como Udacity, é uma das organizações mais importantes do marketing digital. Parceira de empresas gigantes como o Google, a IBM e o Mailchimp, a instituição forma especialistas capazes de conduzir estratégias para diferentes tipos de empreendimentos. E muitos deles, bem parecidos com a sua empresa.
Fundada em 2011, a plataforma online é conhecida por suas parcerias com as empresas citadas e outros gigantes da tecnologia, visando capacitar alunos para as demandas dessas organizações. Na prática, a ideia é que, por meio de seus cursos, os novos profissionais estejam preparados para ocupar postos nas mais importantes empresas do mundo.
Amazon, Facebook, Microsoft, são apenas algumas delas.
Até meados de 2018, a Udacity ofereceu sua formação em Marketing Digital em português. Foi a ela que tivemos acesso. Hoje, se você quiser aprender essa metodologia, só adquirindo a versão em inglês.
É por isso que vale a pena conferir o conteúdo. Saiba mais sobre como funciona a metodologia Udacity e de que formas é possível aplicá-la na realidade do seu negócio.
Como funciona a metodologia Udacity
O treinamento de marketing digital da Udacity é dividido em uma série de módulos, nos quais você aprende desde fazer uma pesquisa até criar anúncios nas plataformas digitais. No geral, a Udacity estabelece 3 diretrizes para a construção de uma estratégia de marketing digital. São elas:
a compreensão do mercado;
a definição da estratégia;
a medição do sucesso da campanha.
Vamos tratar de cada uma delas na sequência.
A compreensão do mercado
Etapa inicial, na qual o mais importante é estudar o público-alvo. É preciso saber quais são seus principais desafios, necessidades e comportamento de compra.
Esse primeiro passo é essencial, afinal de contas, sem saber para quem a sua empresa vai trabalhar, a tendência é que ela cometa erros que vão trazer prejuízos lá na frente.
Da mesma forma, é nessa etapa que a empresa estuda os concorrentes para ter como definir um posicionamento interessante de mercado.
A definição da estratégia
A base para a criação da estratégia é o entendimento de mercado. Somente com as informações extraídas na fase anterior é que a empresa tem como identificar a plataforma mais adequada para o trabalho e definir as metas e mensagens a serem trabalhadas.
É possível construir campanhas usando o Facebook, o Instagram, a rede de pesquisa do Google, entre outros. Saber qual é o lugar certo para a sua campanha é o grande desafio que o especialista treinado pela Udacity costuma superar.
Na maioria das vezes, a identificação da plataforma certa a ser usada é feita por meio de uma pesquisa de mercado.
A medição do sucesso
No final de todo esse processo é necessário avaliar se as ações ocorreram de acordo com o esperado. Para tanto, é preciso que a empresa tenha monitorado o desempenho das campanhas durante todo o tempo e coletado feedbacks dos clientes. A ideia é que ela sempre tenha como reajustar sua estratégia caso haja necessidade.
Exemplo prático
Podemos pensar em uma empresa que atua no setor alimentício. Vamos considerar a Food Fit.
O mercado
Imagine que a Food Fit é uma marca que trabalha com alimentos saudáveis. Seu objetivo é alcançar pessoas com interesse em dietas equilibradas e saudáveis. Assim, o público-alvo é composto por pessoas do sexo feminino, entre 30 e 50 anos, trabalham fora e não têm tempo para cozinhar. Elas estão em busca de soluções práticas e fáceis para as refeições, mas que não comprometam sua saúde.
A estratégia
Pode ser criado um conteúdo educativo e inspirador que ressalte a importância da alimentação saudável, bem como das vantagens de escolher os produtos da empresa. Também é possível fazer sorteios de amostras grátis na página para incentivar as pessoas a conhecerem os produtos.
A mensuração
É possível monitorar a interação das pessoas com as postagens conferindo:
curtidas;
comentários;
compartilhamentos.
Da mesma forma, é importante avaliar o crescimento do público na rede e o número de vendas dos produtos. Atenção para a possibilidade de alterar a mensagem ou a plataforma.
Esse é apenas um exemplo de como você pode aplicar a metodologia da Udacity a uma campanha de marketing digital. É importante lembrar que cada empresa e mercado é único, então é necessário ajustar a estratégia de acordo com suas necessidades específicas.
Por onde começar
A metodologia Udacity é simples e bem eficaz. Ela permite que as empresas ocupem espaço em ambiente online explorando as principais ferramentas gratuitas.
Vale lembrar que a instituição foi pioneira em um conceito chamado de nanodegree. Por meio dele, programas com foco em habilidades específicas são desenvolvidos e em pouco tempo os alunos passam a dominar exigências essenciais para as maiores empresas do mundo.
Como consequência, sua proposta costuma ser muito valorizada por essas gigantes do mercado, incluindo o governo dos Estados Unidos, com o qual a Udacity colabora no desenvolvimento de treinamentos para áreas como aprendizado de máquina e ciência de dados.
Logo, compreender sua metodologia e saber como aplicá-la na realidade do seu negócio pode ser um diferencial importante para o seu empreendimento.
A questão é sempre partir de uma análise criteriosa a respeito da sua marca, bem como das soluções que ela apresenta. Pense no mercado e nas brechas que ele apresenta, apresente uma estratégia e mensure. Mesmo que seja necessário rever as abordagens com o tempo, procurando explorar as possibilidades fica muito mais fácil encontrar o posicionamento de mercado ideal para a sua empresa.
E porque ficar de olho na Udacity e no que ela ensina
Porque essa pode ser a referência que a sua empresa precisa para estar sempre em dia com o que de mais avançado acontece no mundo. Como destacado, a Udacity tem parceria com várias empresas famosas.
E não é pouca coisa. Dá só uma olhada em alguns projetos que vem sendo conduzidos nos últimos anos.
Google: A Udacity e o Google colaboraram no desenvolvimento de vários programas de certificação em áreas como Android, Data Science, Google Cloud Platform e Inteligência Artificial.
Amazon Web Services (AWS): A Udacity oferece programas de certificação em AWS que ajudam os alunos a adquirir habilidades em computação em nuvem, machine learning e outras tecnologias da AWS.
IBM: A Udacity tem uma parceria com a IBM para oferecer cursos de certificação em áreas como Inteligência Artificial, Data Science e Desenvolvimento de Software.
Microsoft: A Udacity e a Microsoft colaboraram no desenvolvimento de programas de certificação em áreas como Desenvolvimento de Software, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial.
Nvidia: A Udacity tem uma parceria com a Nvidia para oferecer cursos de certificação em áreas como Aprendizado de Máquina e Computação em Nuvem.
Unity: A Udacity e a Unity colaboraram no desenvolvimento de programas de certificação em áreas como Desenvolvimento de Jogos e Realidade Virtual.
Essas são apenas algumas das muitas empresas com as quais a Udacity tem parceria. As colaborações com empresas são uma parte importante da missão da Udacity de oferecer programas educacionais práticos e relevantes para ajudar os alunos a adquirir habilidades em demanda pelo mercado.
Agora que saiba quem é a Udacity e como ela funciona, não deixe de aprender como construir a presença digital da sua empresa.