Quais são as funções do profissional copywriter

Afinal, quem é o profissional copywriter? Para que serve esse especialista? Quais são as diferenças entre ele e o redator publicitário, se é que existem essas diferenças?

Se você tem essa dúvida, então é hora de o estúdio Contentus Clava esclarecer. Até porque ela pode ser um problema na hora que você precisar de um profissional para o tipo de conteúdo que você produzir.

O copywriter e o redator publicitário

Na prática, copywriter é como é chamado o redator em países de língua inglesa. Nos Estados Unidos, por exemplo, quando você precisa de um redator publicitário, você contrata um copy. A realidade é que o redator publicitário é um profissional que precisa dominar tudo o que diz respeito à parte escrita do material publicitário. E isso não difere aqui ou no exterior.

A questão é que ainda assim existe uma diferença entre o que acontece aqui e o que acontece lá fora. Por algum motivo, aqui, o copywriter se tornou uma espécie de especialista em textos direcionados para a venda, enquanto o redator tem uma atuação mais ampla, desenvolvendo textos que não necessariamente são feitos para objetivos de conversão.

O profissional copywriter no Brasil

Assim, quando falamos em profissional copywriter no Brasil, estamos pensando em um redator que escreve com um foco: chamar uma pessoa para a ação. Isso pode ser feito quando ele direciona ela para um botão ou recomenda a assinatura de um boletim, por exemplo.

No estúdio Contentus Clava, cabe ao copywriter produzir conteúdos como:

  • copy de um site;

  • landing page;

  • campanhas de e-mail;

  • scripts de vídeos;

  • anúncios de Google Ads e Facebook Ads;

  • iscas digitais.

Um bom profissional copywriter é alguém capaz de criar esse tipo de conteúdo sempre de maneira relevante para o seu cliente.

O redator publicitário

Lembra que nós dissemos que redator precisa ter uma atuação mais ampla? Então. Isso porque ele precisa cumprir com todas essas obrigações citadas, mas também deve estar apto a criar:

  • spots de rádio;

  • materiais impressos para jornais e revistas;

  • white papers ( uma espécie de e-book, mas com caráter mais oficial);

  • roteiros para TV;

  • entre outros.

Percebeu que, na prática, o profissional copywriter é um redator mais especializado em certo tipo de comunicação? Em resumo, o copy deve ser alguém que escreve bem, domina conceitos essenciais da publicidade e que tem uma pegada um pouco mais voltada para a conversão.

O que o mercado procura

Com a evolução do marketing digital, cada vez mais copywriters têm sido solicitados no mercado para atender a demandas como lançamentos de produtos, desenvolvimento de páginas de vendas e entregas de recompensas digitais.

É isso o que justifica essa diferenciação no mercado nacional. No fim, ela não é um problema, mas sim uma característica do tipo de trabalho que vem evoluindo nos últimos anos. Vale lembrar que muitos copywriters sequer têm formação em Publicidade ou experiência em redação publicitária, uma vez que muitos deles começaram como afiliados ou criadores de produtos digitais.

E se você procura um redator ou profissional copywriter, não deixe de entrar em contato com a gente. Nossa equipe está pronta para fazer a diferença na produção de conteúdo da sua marca independentemente da demanda dela. Clique abaixo e mande sua mensagem para a equipe do estúdio Contentus Clava.