Como saber se o seu conteúdo é bom

Quer pensar na sua presença online de maneira técnica e garantir que sua presença em sites, blogs e redes sociais faça sentido? Então aprenda como saber se o seu conteúdo é bom.

Como saber se o seu conteúdo é bom

No marketing digital é possível mensurar tudo o que se faz. Esse é o grande diferencial dele em relação ao marketing tradicional, no qual muita coisa é impossível de controlar. O desafio é trabalhar com os parâmetros certos para avaliar se cada movimento realmente está de acordo com o objetivo do projeto ou não. 

Em relação ao conteúdo, sabemos se tratar de algo que pode ser subjetivo, aliás, bem subjetivo. Ainda assim, precisamos ter sempre em mente a eficácia do que produzimos, uma vez que é essa eficácia que gera retorno sobre qualquer investimento feito.

Acredite: isso faz toda a diferença junto a nossos clientes. Eles entendem que conteúdo eficaz alavanca qualquer projeto, embora boa parte deles não saiba exatamente como mensurar isso.

A questão é que todo mundo quer ROI, mas nem todo mundo sabe se o conteúdo está na direção dele. Como fazer isso? Acreditamos que existe um caminho.

Saiba quais elementos avaliar

De acordo com estudo feito pela Content Science, é possível avaliar 6 elementos na análise da eficácia de um conteúdo. São os seguintes:

Vamos entender cada um deles.

A descoberta é a forma como as pessoas chegam até o seu conteúdo. Isso pode acontecer por meio das pesquisas no Google, via movimentação orgânica que vem do Instagram, entre outros.

Já a precisão é nada mais do que a percepção que as pessoas têm em relação a essa descoberta. Se ela é compatível com o esperado, ótimo. Elas ficam na sua página ou consomem o seu material. Do contrário, estamos diante de um problema. Neste caso, precisamos ir mais a fundo nos interesses da nossa persona para entregar a ela o que interessa.

Quanto ao formato, ele diz respeito à qualidade percebida pelos usuários em relação à formatação e ao design, ou seja, quando o formato é bom, a página é legal, a leitura é simplificada e o texto é bem escrito. 

Relevância, por sua vez, é a capacidade que o seu conteúdo tem de atender às necessidades ou os interesses que o público têm. Perceba que isso é diferente de descoberta, uma vez que aqui estamos lidando com algo um pouco mais profundo do que a atração. 

Utilidade é um passo ainda mais adiante, sendo  a capacidade que o conteúdo tem de antecipar as necessidades da persona e criar meios para que as metas do usuário sejam cumpridas. 

Por fim, vem a influência, que é a forma como os usuários agem ou tomam decisões imediatamente após visualizarem seu conteúdo.

Precisamos ter em mente o que é e o que representa cada um desses elementos para qualificá-los dentro da nossa estratégia.

Como entender esses elementos dentro de uma campanha

A ideia é que você considere esses 6 elementos na hora de medir a eficácia do seu conteúdo. Isso é possível por meio de um processo que começa com a coleta de dados e segue acompanhando pontuações

Esses dados podem ser extraídos dos seus canais na web, das métricas do seu negócio e da própria resposta do cliente. Ferramentas como o Analytics, por exemplo, e até gerenciadores de anúncios, são essenciais para esse trabalho.

Em resumo, dados podem sair de todos os pontos de contato que a sua marca possui com a audiência. 

Entendido isso, podemos pensar na criação de um sistema capaz de medir a eficácia do conteúdo de uma empresa que atua em ambiente online.

Esse sistema precisa considerar necessariamente:

3 passos para simplificar a sua análise

É claro que você não quer perder tempo com isso. Do contrário, seu foco seria a produção de conteúdo e não aquilo que faz no dia a dia, mas se quer simplificar, então pense em dividir esse trabalho em 3 grandes categorias, que são:

Em resumo, tudo começa quando você conta com ferramentas que permitem a coleta de dados referentes ao seu conteúdo. Um exemplo é o Google Analytics. É válido montar toda a sua estrutura tendo esses recursos preparados para captar cada dado gerado. Assim você tem como saber quem entra no seu site, em que horário, qual é o seu comportamento, entre outros dados. Em seguida, você precisa criar o hábito de analisar os dados gerados. 

É somente com o devido entendimento dos impactos do seu conteúdo nos resultados oferecidos para o cliente que você terá como agir em busca de soluções mais eficazes. Se das 12 h até às 15 h você recebeu o dobro de visitas e esse público foi majoritariamente feminino com idade entre 20 e 25 anos, então sabemos que tipo de abordagem faz mais sentido para o seu conteúdo, o que nos permite a criação de estratégias mais precisas e focadas no nosso cliente. 

O interessante é que mesmo as redes sociais oferecem serviços de análise. É o caso do Instagram e do YouTube.

No fim, o segredo é montar sua estrutura de conteúdo e analisar cada ação com consistência. Com êxito na proposta, você tem como direcionar melhor a mensagem e aumentar o número de vendas simplesmente por falar a língua do cliente.

Quer contar com uma empresa especializada em construir esse verdadeiro diferencial de mercado de maneira profissional e com resultados muito acima da média? Então clique no botão abaixo e entre em contato com nossa equipe agora mesmo.