A importância de o copywriter validar ofertas

Validar ofertas

Possivelmente o nosso maior diferencial é saber validar ofertas. Fazemos isso usando a inteligência de dados, que nos permite ter a certeza de que existe demanda para determinada solução.

Esse é um papel que diferencia copywriters experientes dos demais. Redatores comuns tendem a se concentrar em questões que são consequência de um bom trabalho de copy e não a causa. Gatilhos mentais, Big Idea, entre outros, jamais devem ser o ponto de partida de qualquer projeto.

Já copywriters realmente qualificados entendem o poder da investigação na busca por informações. São elas que nos permitem enxergar o mercado e criar raciocínios de acordo com as possibilidades. Um bom vídeo de vendas, uma carta de vendas eficiente, uma landing page profissional, entre outros, só ganham vida quando esse trabalho informacional é concluído e validado.

O que é validar ofertas

O que é validar ofertas

Validar é basicamente criar meios para saber se determinada ideia de produto ou serviço está no caminho certo ou não. Em meio digital, esse conceito é fundamental. Você precisa validar um projeto antes de escalá-lo. Dessa forma é possível investir com maiores chances de êxito.

No geral, validar ofertas é identificar o potencial que a oferta tem de ser aceita no mercado. Isso precisa ser feito antes de seu desenvolvimento ou então antes de investimentos maiores.

Existe um propósito bem simples no processo de validação de uma oferta, que é identificar necessidades e desejos dos clientes para posterior oferta de uma solução alinhada com isso.

Faz sentido, não é? Se a gente tentar vender qualquer coisa para qualquer pessoa, então possivelmente viveremos sob uma aleatoriedade que não é interessante para o investidor. Do contrário, se soubermos validar propostas antes de colocar o dinheiro em jogo, aí a brincadeira começa a ficar interessante.

Como validar ofertas


Como validar ofertas

Colocar a mão no bolso e tirar uma quantia de dinheiro para investir em algo é o último passo que alguém toma quando acredita na sua proposta. Antes disso é preciso que essa pessoa realmente entenda que o que você oferece pode ser útil para o propósito dela.

Perceba que a venda é a última etapa de um processo que vai desde o ganho de consciência em relação a um problema até a tomada de decisão em relação à compra de algo que resolve esse problema. Logo, precisamos estar atentos a todos os passos que a pessoa dá ao longo dessa jornada. Mais do que isso: precisamos nos conectar a ela para saber o que de fato ela precisa.

Existe uma infinidade de informações que se encontram espalhadas nas mais variadas plataformas da internet. É aí que entre o nosso diferencial: a ciência de dados.

É preciso levantar o máximo possível de informação a respeito do cliente que pode comprar o nosso produto. E isso só pode ser feito quando você consegue registrar, armazenar e interpretar dados de maneira que a informação chegue de maneira precisa ao produtor de conteúdo.

O papel do copywriter

O papel do copywriter

Uma agência de copy profissional sabe da sua importância na busca por resultados do cliente. É por isso que ela não pode trabalhar na base da suposição. Um copywriter especialista deve ter em mãos elementos que sustentem cada etapa da construção de sua copy.

É nesse ponto que a ciência de dados precisa ser uma aliada da criatividade. É ela que traz os elementos que serão a sustentação para a construção de textos realmente persuasivos, uma vez que algo só pode ser persuasivo se for criado de acordo com o que a persona quer ou precisa.

A metodologia mais moderna de trabalho desse tipo de especialista vai muito além da criatividade. Ela oferece relatórios profissionais que justifiquem cada ação e sirvam de suporte para o cliente.

Em resumo, um serviço profissional de copy apresenta uma comunicação precisa, de acordo com a demanda do consumidor, mas também, apresenta os dados que sustentam a opção por essa comunicação. É assim que ele consegue validar ofertas. Como sempre alertamos, nada é "chutado".

A Metodologia NA CONSTRUÇÃO DA COPY

A metodologia na construção da copy

Por se tratar de algo muito associado à criatividade, a criação de textos persuasivos nem sempre é vista como de exigência técnica. E isso é um erro. Da mesma forma que o bom copywriter precisa ser um tipo de artista, ele também deve seguir uma metodologia profissional. Só assim é possível se aproximar de especialistas acostumados com elevadas conversões.

Como diferenciar um texto cheio de gatilhos mentais, modelado em ofertas antigas e sem a menor conexão com o público daquele que é feito sob medida para persuadir quem realmente demonstra potencial de compra? A resposta está na metodologia por trás dele.

A mesma metodologia que consegue alinhar público e proposta, validar ofertas e falar aquilo que as pessoas precisam ouvir é a que gera resultados em ambiente online. Aliás, não só em ambiente online, mas no físico também.

O que nós fazemos

Nosso processo é muito claro. Nós começamos cada projeto com foco em:

  • entrevista;

  • pesquisa.

A ideia é que dessas 2 atividades surja uma base de dados sobre o mercado, ou seja, produto, público-alvo e concorrência. A partir de então nós temos uma visão geral do que a sua solução pode e precisa oferecer.

Dessa noção geral, nós partimos para uma etapa de rastreamento de dados, onde identificamos os principais medos e desejos da sua persona.

É neste momento que conseguimos validar ofertas. Sabendo exatamente como elas podem entrar na vida da persona, fica muito mais fácil criar conteúdos direcionados e com alto potencial de conversão.

Contamos com recursos profissionais para fazer essa validação. Isso costuma fazer a diferença para nossos clientes. No fim, mais do que apenas escrever a copy que um produtor ou uma empresa precisa para o seu negócio, nós entregamos também um relatório com o passo a passo da nossa campanha e a argumentação que sustenta a escolha que foi feita.

Se você também quer isso para o seu negócio, não deixe de entrar em contato clicando no botão abaixo.