O modelo de oferta irresistível
Saiba como aplicar o modelo de oferta irresistível no seu negócio e vender mais. Dicas práticas para usar nos seus textos de agora em diante!
Existe um padrão de oferta utilizado em ambiente online que costuma ser muito útil para afiliados e produtores digitais. É o chamado modelo de oferta irresistível. Nele, a ideia é forçar um pouco a barra, criando um conteúdo bastante apelativo. É a conhecida "copy que grita".
Esse efeito é fruto da forma como a construção é realizada. Ela trabalha bastante com a busca pela atenção da audiência. Para alguns, isso soa exagerado, para outros, é o caminho para gerar conversões mesmo quando a verba é curta e o tempo diante do cliente é pequeno.
E por que uma copy teria que "gritar"?
É simples. Nem todo mundo tem o poder financeiro de empresas como o Google e a Microsoft. Sendo assim, quando a verba é curta, para aproveitar o pequeno espaço que você consegue diante do cliente, o mais importante é chamar a atenção dele. É por isso que vale a pena gritar. Quando mais impactante for sua mensagem, melhor.
Uma headline com uma promessa forte, por exemplo, é uma maneira de chamar a atenção. Se você lê algo como: "Saiba como trabalhar online", isso pode até te fazer parar e conferir o conteúdo, mas se ela for "Aprenda a ganhar 10 mil Reais por mês sem sair de casa. Garantido!", então você com certeza vai ver do que se trata. É claro que é preciso ter cuidado, até porque, mesmo gritando, a sua copy não pode ser mentirosa.
Enfim, sabendo atuar com responsabilidade, vale a pena usar esse tipo de recurso para o trabalho com produtos do mercado de afiliados, por exemplo. Até porque nesse mercado você disputa espaço o tempo inteiro, seja com outros produtos, seja com outros afiliados.
Afinal, os famosos tabloides ingleses vendem também. E muito. Por isso, se você quer divulgar algo, mas precisa atingir o cliente com pouca verba, considere usar as palavras certas e atuar com persuasão. O modelo de oferta irresistível pode te ajudar.
O modelo de oferta irresistível
Essa estrutura segue uma ordem, que pode mudar, mas geralmente é:
Entrada com AIDA;
engajamento com uma pequena história;
descrição sobre o que é o produto;
provas de que o produto funciona;
benefícios;
depoimentos;
garantia;
gatilhos, em especial de urgência e escassez;
explicação sobre como comprar;
chamada para a ação.
O segredo é desenvolver o seu conteúdo de acordo com esse checklist e envolver o leitor. Certamente, ao chegar na fase final, ele estará muito mais disposto a comprar de você. Desde que a oferta seja realmente boa.
Quando aplicar
Se você acompanha o nosso trabalho, sabe o quanto somos criteriosos na hora de aplicar um modelo de copy. A realidade é que não existe uma fórmula pronta, mas sim a capacidade do copywriter de entender o que o cliente precisa.
Assim, adotamos esse modelo de oferta irresistível para soluções pontuais, que precisam de maior atenção por parte do público.
Começando com o modelo AIDA, nós geralmente conseguimos esse efeito. Só que isso não basta: é preciso apresentar as características do produto ou serviço de maneira detalhada e ainda tirar as objeções.
Em geral, produtos que vendem bem usando esse modelo são os que contam com páginas de vendas realmente longas. Um bom exemplo é o Fórmula do Negócio Online. Perceba que a página de vendas do FNO é extremamente longa porque a ideia é que o stakeholder não tenha dúvidas a respeito do produto. Melhor ainda: diante de um conteúdo tão completo assim, a tendência é que ele pense que o produto também é completo. Logo, podemos dizer que a copy do FNO é um dos diferenciais para que ele seja um líder de mercado.
A importância do texto bem escrito
No fim das contas, aplicando o modelo acima apresentado você já consegue um modelo de oferta irresistível para a sua solução. O problema é conseguir fazer isso com qualidade. Um texto com erros e difícil de ler pode afastar você do seu cliente. Pense que uma pessoa que acessa o site do FNO, pode até não ler tudo, mas se ler pelo menos 25% e gostar, a tendência é que ela ganhe confiança no produto. Do contrário, de nada adianta uma copy longa.
Bons redatores garantem isso para um projeto. Esse é o nosso ofício. Contamos com uma equipe especializada não só na escrita, mas também na criação de estratégias e no acompanhamento de resultados.
No fim, conseguimos entregar um serviço que pode ser metrificado pelo nosso cliente, dando a ele condições para avaliar o copywriting presente nos seus produtos de maneira racional.
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