Guia: Como fazer a descrição de produto do seu e-commerce

O cenário do comércio eletrônico continua crescendo exponencialmente. Somente no ano de 2022 foram mais de 260 bilhões de Reais em faturamento. Números assim fazem desta uma oportunidade sem precedentes para quem deseja promover seus produtos em ambiente online.

Se você tem um produto ou pretende abrir um e-commerce, tanto quanto pensar na qualidade da sua entrega, faz sentido pensar também na forma como essa solução é apresentada.

É o que vamos ensinar a fazer com este guia. Confira.


Passo 1. Pense primeiro em se posicionar no mercado


A questão é que para vender online não basta mais apenas listar informações básicas do produto que você vende. Dados como título, dimensões e fotos, dentro de uma abordagem genérica, simplesmente não geram resultados satisfatórios. Pior: no nível de sofisticação do mercado atual, ela cria meios para que seus clientes em potencial procurem alternativas melhores em sites concorrentes. 

Pense que para se destacar em um mercado onde atuam gigantes como Amazon e Mercado Livre, é crucial criar descrições de produtos que realmente atraiam e falem a língua do seu público-alvo.

Sites de e-commerce que não geram um encantamento no visitante ou que ignoram suas demandas básicas, dificilmente convertem mais do que essas grandes redes. Por isso, em um primeiro momento, você deve pensar em como se posicionar de maneira única no mercado. É o que vamos ensinar já no próximo tópico.


Passo 2. Compreenda suas Personas de Comprador


Antes de escrever as descrições dos produtos, o mais importante é conhecer a fundo as personas de seus compradores. E entender quais são suas dores, desejos e necessidades principais.

A realidade é que sem entender para quem você está vendendo, fica muito difícil atingir seus objetivos de maneira eficaz.

Uma persona de comprador ideal deve levar em conta aspectos como:

Identificando sua persona, você já tem como estruturar seu site e sua oferta em função dela.

O interessante é que você pode conseguir essas informações mesmo sem grandes recursos para investir. Basta observar as suas contas de mídia social e fazer uma análise detalhada com o auxílio do Google Analytics. 

Ao compilar os dados relevantes sobre o seu comprador ideal, você só precisa organizá-los de maneira clara para criar personas que guiarão a redação das descrições dos seus produtos.


passo 3. considere a Importância das Palavras-Chave


Para atrair visitantes às páginas de seus produtos, você pode trabalhar com anúncios ou, se preferir, usar palavras-chave para otimizar as buscas orgânicas, ou seja, as não pagas. 

Isso porque existe uma competição estimada de mais de 24 milhões de sites de comércio eletrônico rodando o tempo todo. Logo, a escolha das palavras-chave corretas é um fator-chave para quem deseja se posicionar no topo.

Há diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chave disponíveis para ajudar a encontrar as mais adequadas. Basta inserir uma palavra-chave principal relevante ao produto específico, como "capa para smartphone", e utilizar ferramentas como o Gerador de Palavras-Chave para obter uma lista de termos relacionados, com informações sobre a popularidade e a dificuldade de incorporação nas descrições de produtos. Assim, é possível atrair mais visitantes por meio das pesquisas online.


passo 4. trabalhe com Concisão e Escaneabilidade


Ao redigir as descrições de produtos, é importante que o seu texto tenha duas características: ser estratégico e atrativo. O motivo é que apenas uma pequena parte dos leitores costuma absorver todo o conteúdo de uma página. Na realidade, a grande maioria deles se concentra só no início dela. A esse espaço nós chamamos de lead. O ideal é você ser capaz de apresentar a oferta já na sua lead para garantir que o que realmente importa, o cliente vai ler.

Não existe um limite delimitado para o número de palavras a usar. Existem copywriters que convertem mais com descrições de menos de 500 palavras. Isso mesmo. 500 palavras. É bem pouco se considerar que para ranquear no Google, o mínimo é de 1000. Justamente por esse motivo, outros especialistas se concentram em conteúdos bem extensos, chegando a superar 2000 palavras em um conteúdo de copy. Tudo depende da estratégia e, claro, das informações que o cliente precisa saber sobre o seu produto.

Além disso, vale a pena tornar o conteúdo facilmente escaneável. Para tanto, o ideal é usar marcadores, subtítulos, espaçamento adequado e uma fonte de tamanho legível em qualquer tela.

Em resumo, são essas estratégias que garantem descrições de produtos envolventes e atraentes, incentivando os clientes a lerem cada palavra.


passo 5. explore A Força de uma Boa Narrativa


A arte de contar histórias tem sido utilizada ao longo da história para entreter e cativar audiências. E essa habilidade pode ser aplicada na redação de descrições de produtos de forma eficaz. Isso tira de um texto o tom excessivamente comercial e faz da narrativa envolvente um elemento chave para conquistar os clientes.


Incluir narrativas curtas nas descrições dos produtos é eficaz, pois as histórias evocam emoções nos leitores. Considerando que a grande maioria das compras são baseadas em respostas emocionais subconscientes, criar uma conexão emocional pode aumentar suas vendas. Para tanto, nada mais eficiente do que a jornada do herói.


passo 6. escolha os KPIs Certos


Medir o sucesso das descrições de produtos é fundamental para obter resultados positivos. A escolha dos Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) adequados é essencial para avaliar o desempenho de cada descrição.


Ao utilizar uma combinação de KPIs, é possível obter uma visão abrangente do desempenho de suas descrições de produtos e identificar áreas de melhoria.


Comece já a criar descrições imbatíveis


Com a aplicação dessas dicas, você estará preparado para criar descrições de produtos envolventes e altamente eficazes. Lembre-se de conhecer suas personas de comprador, utilizar palavras-chave estratégicas, manter o conteúdo conciso e escaneável, agregar narrativas atraentes e medir o desempenho através dos KPIs adequados. Desse modo, você se destacará no mundo do comércio eletrônico e conquistará seu público com descrições que geram resultados surpreendentes.

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