Jornada do cliente no SEO: como falar com a pessoa certa na hora certa
A jornada do cliente é o mapeamento que a empresa faz das intenções dos usuários. Em função delas é possível entregar conteúdos qualificados e converter mais. Saiba como.
SEO FOCUS FRAMEWORK


Sua empresa costuma ter dificuldades para fechar negócios? Mesmo com bons produtos você sente que dava para vender mais? Sua concorrência parece estar sempre à sua frente? Então talvez o problema esteja na jornada do cliente do seu negócio.
O que é a jornada do cliente
Em linhas gerais, a jornada do cliente corresponde ao processo no qual a empresa delimita em qual estágio determinado público se encontra em relação à solução que oferece. No contexto do marketing de conteúdo ela é o mapeamento das intenções de busca de uma pessoa dentro do funil de vendas.
A ideia aqui é conectar uma estratégia de palavras-chave com as etapas para tornar mais controlável o avanço do usuário até a fase da conversão e fidelização.
Para entender melhor: a jornada do cliente é a simples identificação do que a pessoa sabe a respeito do problema e da solução com os quais a sua empresa trabalha.
Como ela funciona
Na ciência publicitária nós costumamos considerar 5 fases na jornada do cliente. São as seguintes.
Descoberta
Reconhecimento do problema
Consideração da solução
Decisão de compra
Fidelização.
A lógica é que o cliente em um primeiro momento sequer sabe que tem um problema. Em um segundo momento ele percebe que tem esse problema mas não conhece a solução. O terceiro momento é quando ele considera a solução, no quarto toma a decisão de compra e no quinto já tem um histórico com a sua empresa e se torna uma possível compra recorrente.
Podemos considerar também uma ótica em que primeiro o cliente está totalmente inconsciente do problema que tem e das soluções existentes, em um segundo momento, já está consciente do problema, mas não das soluções, em um terceiro momento, ele está consciente do problema, das soluções, mas inconsciente da solução que a sua empresa oferece, em um quarto momento, ele está consciente do problema, da solução e da sua solução oferecida e, finalmente, em um quinto momento, ele está plenamente consciente tanto do problema, quanto das soluções existentes quanto da sua solução.
Como a jornada do cliente no SEO pode ser aplicada
É simples. Considere as etapas em que o seu cliente se encontra e trabalhe com conteúdos capazes de educá-lo e persuadi-lo em função delas.
1. Totalmente inconsciente
A pessoa não sabe que tem um problema ou desejo. Ela não pesquisa por soluções porque não sente a "dor" ainda.
SEO: aqui é difícil atrair por busca direta. O foco é conteúdo de entretenimento ou tendências que "desperte" o interesse.
2. Consciente do problema
Ela sente o sintoma, mas não sabe como resolvê-lo. Sabe que algo está errado (ex: "meu site não recebe visitas").
SEO: Palavras-chave de diagnóstico. Ex: "por que meu site não aparece no Google?".
3. Consciente da solução
Ela descobriu que existem formas de resolver o problema, mas ainda não conhece produtos ou marcas específicas.
SEO: Termos de métodos ou categorias. Ex: "estratégias de SEO", "como fazer link building".
4. Consciente do produto (sua solução)
Ela já sabe que sua empresa existe e que você oferece uma solução, mas ainda está comparando você com os concorrentes.
SEO: palavras-chave de comparação e reviews. Ex: "[Sua Empresa] é confiável?", "[Sua Empresa] vs [Concorrente]".
5. Plenamente consciente
Ela conhece seu produto, confia na sua marca e só precisa do "empurrão" final para fechar o negócio.
SEO: Palavras-chave transacionais e diretas. Ex: "cupom de desconto [Sua Empresa]", "comprar curso de SEO [Seu Nome]".
Como aplicar a jornada do cliente na prática
Uma dica simples é considerar 3 elementos essenciais no marketing de conteúdo.
1. Mapeamento de intenção
Existem ferramentas capazes de identificar se determinada palavra-chave é informativa ou transacional. A partir dessa análise você consegue construir toda uma estratégia de conteúdo para atrair as pessoas certas e criar um funil bastante eficiente.
Entre as mais conhecidas estão Ahrefs e RD Station.
2. Otimização on-page
O ideal é adaptar URLs e títulos para refletir a fase da jornada (ex: "Como economizar" vs "Melhor plano de economia"). Isso, além de otimizar o trabalho com SEO também ajuda o usuário a se conectar melhor com o conteúdo em função da fase em que se encontra.
3. Experiência do Usuário (UX)
UX é um conceito bastante conhecido na publicidade que tem a ver com a experiência da pessoa que acessa o seu site. Em geral, ele significa que uma navegação fluida e segura acelera o movimento do cliente pelo funil.
E isso faz todo o sentido quando você observa páginas de empresas que estão bem estabelecidas no mercado de marketing de conteúdo.
No geral, elas são rápidas e eficientes, tanto no computador quanto no mobile.
Em resumo, a jornada do cliente no SEO pode ser o divisor de águas no futuro da sua empresa. Para ter acesso a uma estratégia completa, capaz de posicioná-la no topo das pesquisas, conheça o SEO Focus Framework da Contentus Clava.
