Quando um projeto é considerado viável comercialmente

Muitas vezes o empreendedor dá início a um projeto, mas não tem certeza se ele é viável. Isso pode acontecer por diversos motivos. Um deles é a própria aptidão que a pessoa tem para fazer determinado procedimento. É possível que um indivíduo que cozinha bem tenha a ideia de montar um restaurante. Entretanto, não é só isso que determina o sucesso comercial dele. É preciso saber quando um projeto é considerado viável comercialmente


Nesse sentido, o ideal é pensar no que realmente torna um negócio racionalmente crível, principalmente se é necessário captar recursos de investidores.


É por isso que criamos um guia simples. Observe os seguintes elementos e saiba se o que a sua empresa faz está de acordo com eles.

Existe demanda real para o produto ou serviço que você oferece? Sim ou não? Uma boa maneira de descobrir se há viabilidade é criando formulários com perguntas estratégicas para seu potencial cliente.

Sem uma resposta positiva para essa pergunta inicial, mesmo com todo dinheiro do mundo para investir, dificilmente sua solução terá impacto.

As empresas contam com inúmeras ferramentas para fazer a análise de mercado. Uma delas é a Análise SWOT, que permite um comparativo com a concorrência em função de:

Se não existe qualquer outro projeto tentando aplicar a sua ideia, então é sinal de que há algo errado com ela. Ideias boas provavelmente já foram pensadas por alguém antes.

Propostas de serviços, lançamento de produtos, na maioria das vezes, tudo se reinventa. É por isso que saber que já existem concorrentes trabalhando é um sinal de que faz sentido colocar a ideia em prática, o que não quer dizer que você deva fazer tudo igual aos outros.

Em resumo, se outras empresas já oferecem essa solução, ou ao menos, algo semelhante, acredite: é porque faz sentido explorar esse mercado.

Materiais, mão de obra, despesas em geral. Tudo exige um custo. E quando se monta um projeto comercial, esse valor tende a ser ainda maior porque as empresas precisam de pessoas para conduzirem os processos.

É preciso dar conta de produzir e vender a sua solução por valores que jamais fiquem acima do seu potencial de lucro. Afinal de contas, um projeto só é considerado viável comercialmente quando ele pode dar lucro.

E as pessoas? Elas topam pagar o que você cobra?

O Bitcoin é uma criptomoeda que, quando surgiu, custava frações de centavos. Isso mesmo, 0,0007 dólares para ser mais exato. Isso significa que com 1 dólar você comprava 1.309,03 bitcoins na época. Uma pessoa que tenha feito essa operação, em 2021, na última alta do Bitcoin, pode ter vendido esses 1.309,03 bitcoins de sua carteira por 65 milhões de dólares.

Perceba que a única coisa que mudou na história do Bitcoin foi a demanda por ele. Quando a criptomoeda começou a ser desejada pelas pessoas, ela ganhou valor e se tornou mais cara.

Deve ser assim também com o seu produto. É preciso que exista demanda e para existir demanda é necessário que ele seja alinhado com os interesses do público.

Por fim, é preciso levantar todas as informações relevantes sobre o projeto. Isso inclui:

Faz sentido cada uma dessas etapas dentro daquilo que você pretende construir? Se a resposta for positiva, ótimo. Caso contrário, é preciso repensar os processos para que eles se tornem viáveis.

No geral, são esses elementos que devem ser observados diante de qualquer projeto. Havendo inviabilidade em relação a qualquer desses pontos, o ideal é fazer ajustes.