Landing pages: dicas práticas para criar as suas

Entenda o que são landing pages e como elas devem ser construídas para turbinar a sua estratégia em ambiente online.

Gerar vendas é determinante para o sucesso do seu negócio. E sem uma página altamente voltada para a conversão, suas chances de diminuem. A questão é que não é simples criar boas páginas de vendas, ou landing pages, como é o termo em inglês. É preciso considerar alguns métodos e, claro, contar com o bom senso.

Afinal, se o cliente chega até a sua página é porque algum interesse ele tem. Como fazer então para convencê-lo de que fechar negócio com você é uma boa ideia? É aí que uma boa landing page faz toda a diferença.

O que são landing pages

Quando você precisa criar uma página para converter, ou seja, para fazer com que alguém execute uma ação determinada, dizemos que ela se trata de uma landing page. Na prática, páginas de venda sempre são landing pages, mas nem sempre uma landing page é uma página de vendas. Parece confuso, não é? Fica mais fácil se você pensar que existem outros objetivos de conversão, como transformar um cliente em lead, por exemplo.

A questão é que uma landing page precisa ser construída de maneira a aumentar a taxa de conversão, com menos elementos e links do que páginas comuns. Além disso, existem algumas práticas recomendadas.

Use o título para chamar a atenção de forma estratégica

Existem estudos que comprovam o óbvio: que a maioria das pessoas se concentra apenas naquilo que pode solucionar de maneira rápida os seus problemas. Em relação a textos online, isso quer dizer que elas geralmente batem o olho em alguma coisa que as esclareça a respeito daquele conteúdo.

Essa é a maior função do título. Quando ele é claro, o leitor já sabe do que o texto a seguir vai tratar. Quando ele é impactante, atrai a curiosidade para a leitura do que vem abaixo.

De acordo com o Copyblogger, 8 a cada 10 pessoas leem apenas o cabeçalho de uma página. Então, se queremos vender nosso produto, nós precisamos criar cabeçalhos claros e impactantes porque aí aumentamos a chance de fazer as pessoas verem a oferta inteira.

É por isso que você vê o tempo todo página do tipo: “este é o único método que pode fazer isso e aquilo” ou “conheça X estratégias para conseguir tal”. A ideia é chamar a sua atenção e fazer você seguir adiante.

Só que não faz sentido seguir modelos prontos. A grande sacada nos títulos e subtítulos de landing pages é transmitir o valor que a oferta tem. É preciso que o visitante chegue até a sua página e pense algo do tipo: “nossa, acho que era isso que eu estava procurando. Vou seguir adiante para ver melhor”.

Trabalhe com imagens que digam algo ao leitor

Já ouviu falar sobre o conceito do avatar transformado? Bom, ele é fundamental em uma landing page. Quando o visitante vê na sua página a imagem de alguém que está feliz ou satisfeito com uma solução, ele pode projetar a imagem dele nessa figura.

É psicológico. A imagem específica que posicione a persona na condição de alguém que teve seu problema resolvido tende a gerar a conexão necessária para aumentar a conversão.

É importante que o visitante se sinta contemplado dentro da sua página, e isso diz respeito também a demonstrações de como o produto que você vende ou o serviço que presta costuma ser utilizado pelos compradores. Esse é um raciocínio fundamental para gerar credibilidade na sua landing page.

Tenha critérios na descrição da sua oferta

Acreditamos que uma boa página de conversão precisa contar com o máximo possível de informações a respeito da oferta em questão. Isso porque as pessoas naturalmente têm objeções no que diz respeito a compras. Geralmente, elas podem ser de preço, credibilidade de quem vende, necessidade imediata, entre outras.

A questão é que você precisa eliminar essas objeções na sua página de vendas, mas isso deve ser feito de maneira sutil.

É um jogo. E se você souber se adaptar às regras, terá maiores chances de vencer.

Ofertas interessantes são muito mais voltadas para os benefícios que as pessoas podem obter do que para funcionalidades. É por isso que o bom copywriter sabe conduzir uma oferta mexendo muito mais com o imaginário do stakeholder do que apresentando as características técnicas de seus produtos.

Convenhamos, um Fusca 86 até pode chegar ir do Rio a São Paulo, mas as pessoas preferem percorrer esse trajeto a bordo de um Jaguar 2022. É por isso que a indústria automobilística explora tanto a relação entre bem-estar e seus produtos. Na realidade é praticamente só isso o que ela vende em suas campanhas, ou seja, os benefícios de ter um carro diferenciado, não necessariamente as suas características.

Atenção ao seu objetivo

Uma landing page precisa ter objetivo claro. Se sua meta é vender, direcione todo o seu conteúdo para a venda e não perca tempo com nada mais. Caso a ideia seja captar e-mails, por exemplo, a criação do formulário será essencial não só para conseguir o contato das pessoas, mas também para alinhar a sua comunicação com elas.

Nos nossos formulários buscamos sempre informações essenciais para qualificar os leads. Pedir apenas nome e e-mail pode ser interessante, mas isso tende a facilitar demais a ação de alguém que pode nem estar tão interessado assim na sua recompensa digital.

É por isso que nós sempre inserimos 3 perguntas essenciais que farão toda a diferença não só no relacionamento com nossa lista, mas também na própria oferta que será feita posteriormente. Elas são:

  • quais são seus objetivos com este material;

  • quais são seus principais desafios em relação ao tema em questão;

  • o que você perguntaria a nossos especialistas caso tivesse uma hora para conversar com eles.

A ideia é que as respostas nos dê um direcionamento melhor do que fazer na hora de criar futuras landing pages.

Não tenha medo de converter

Trabalhe com provas sociais porque as pessoas costumam avaliar se outros já compraram seus produtos para ter maior segurança. Dados de redes sociais, quantidade de downloads e depoimentos são fundamentais para qualificar suas landing pages.

Além disso, crie senso de urgência. Ofertas prestes a expirar forçam as pessoas a tomarem uma decisão. É por isso que muitas lojas trabalham com recursos como o cronômetro que registra o tempo necessário para o término da oferta.

Por fim, é fundamental que você tenha uma boa copy. É ela que vai dar a você os recursos necessários para conduzir a ação do visitante a ponto de não te deixar sem graça na hora de fazer a oferta. A realidade é que, dominando a escrita persuasiva, você está vendendo o tempo todo.

Para tanto, existem técnicas, estruturas e habilidades. É assim que fazemos para vender os produtos de nossos clientes. Quer esse diferencial para o seu negócio também? Então clique no botão abaixo.