Funil de lookalike: como a contentus clava consegue clientes em ambiente online

Saiba como a Contentus Clava faz a captura de clientes usando a ferramenta de anúncios mais avançada do mundo. Entenda também como o funil de lookalike pode ser útil para o seu negócio

Funil de lookalike Contentus Clava

Não é só de conteúdo orgânico que são construídas as estratégias da Contentus Clava. Também trabalhamos com tráfego pago. Claro, por meio de anúncios é possível atingir não só uma ou dez, mas sim, milhões de pessoas todos os dias. Uma dessas estratégias é o que chamamos de funil de lookalike, um tipo de abordagem para Facebook Ads que nos permite qualificar consideravelmente o público que pretendemos atingir.

É sobre isso que vamos tratar agora. Confira.

O público lookalike

Se você não sabe o que é lookalike, então pense na finalidade de ferramentas como o Gerenciador de Anúncios da Meta: elas servem para que as empresas comprem dados dos usuários das redes sociais e anunciem para eles. 

Isso pode ser feito a partir de diferentes objetivos. Entre outros estão engajamento, tráfego e conversão. A questão é que, quanto mais próximo da conversão é o objetivo, mais cara é a campanha. E nem sempre vale a pena entrar em disputa com empresas de grande porte. Sendo assim, o ideal é o anunciante ter a exata noção de quem é o seu público certo para que cada Real gasto traga um retorno maior.

Uma das maneiras de fazer isso é criando públicos semelhantes, os chamados lookalikes. Para tanto, basta entregar uma lista com no mínimo 1000 pessoas e pedir para a ferramenta automaticamente encontrar pessoas com perfil parecido ao da lista. E esse novo público pode atingir facilmente 1 milhão de pessoas. Na realidade, a contagem mínima é de 1% dos usuários do Facebook, uma rede social que já conta com 2,9 bilhões de contas ativas no mundo todo.

Como funciona o funil de lookalike

Nos nossos testes e experiências, observamos duas coisas:

Tendo isso em mente, chegamos à conclusão de que o interessante é trabalhar com essa otimização antes da fase de conversão. A ideia é enriquecer a ferramenta com informações sobre nosso público ainda nas fases anteriores da venda para que quando esse momento chegar nós tenhamos maior potencial de conversões gastando menos.

Tem funcionado muito bem.

Na prática, dividimos a campanha em 3 etapas. É fácil entender como funciona se você imaginar um funil, onde:

É o funil de lookalike. Veja mais precisamente como funciona.

Primeira fase do funil

Neste primeiro momento, trabalhamos com o objetivo de engajamento, alcance ou mesmo tráfego. A proposta é apenas identificar uma quantidade grande de pessoas com interesse real naquilo que oferecemos. 

Ao alcançar uma quantidade adequada de resultados, nós criamos um público de lookalike em função dessas pessoas. Como resultado, temos milhões de pessoas com um perfil muito interessante, favorável à nossa campanha.

Ainda que isso não seja o suficiente para fazer vendas, é o que nos permite dar o primeiro passo rumo a uma campanha otimizada.

Segunda fase do funil

Então vem a segunda etapa: agora nós avançamos no funil e criamos uma campanha com um objetivo mais intermediário em relação à conversão. Uma possibilidade é criar uma campanha de geração de cadastros para a audiência lookalike que veio da primeira etapa. 

Pense bem: o que temos agora são milhões de pessoas parecidas com as que engajaram com nossa marca ou visitaram nosso site. Ao oferecermos algo grátis a respeito do nossa solução em troca de dados dessas pessoas, estamos sendo um pouco mais agressivos na nossa estratégia. 

Sabemos que a tendência é que boa parte do público recuse isso. Em contrapartida, aqueles que aceitarem essa troca tendem a apresentar um interesse ainda maior na nossa solução. Faz sentido, não acha?

Consequentemente, criamos um novo público lookalike. E agora temos milhões de pessoas parecidas com um público tão interessado no que oferecemos que ele é capaz de ceder dados pessoais em troca da nossa solução. São pessoas muito mais propícias à compra do que as demais.

Terceira fase do funil

E o que fazer com pessoas tão envolvidas assim? Simples. Nós vendemos para elas. Afinal, este é um público que tem tudo a ver com aquilo que oferecemos.

Perceba que é só nessa terceira etapa que trabalhamos com o objetivo de conversão. 

Entendeu agora o motivo?

Neste momento, nós temos os algoritmos totalmente otimizados em nosso favor e um público com grande potencial comprador: ele é parecido com pessoas que interagem com nosso conteúdo e com pessoas que foram capazes de ceder dados pessoais em troca do nosso conteúdo. E melhor: foi identificado pela ferramenta como potencial comprador. 

Portanto, basta criar uma campanha persuasiva, que pode ser direcionada para a página de vendas, por exemplo, que a tendência é que os resultados sejam melhores em relação a uma abordagem sem esse passo a passo.

Quando usar o funil de lookalike

Existem inúmeras possibilidades de vender mais usando a inteligência da Meta, empresa que controla Facebook, Instagram e WhatsApp. O funil de lookalike é apenas uma delas. Ele é útil, especialmente, quando queremos nos relacionar adequadamente com os algoritmos. Vale lembrar que você precisa ter o pixel instalado no seu site para que os dados dos visitantes sejam devidamente registrados e possam ser usados nas suas campanhas.

No geral, adotamos esse procedimento quando temos uma verba interessante para campanhas de vendas de serviços. Inclusive, essa é a estratégia que usamos para captar clientes. Nós sempre começamos com um conteúdo atrativo, que trata sobre nossos pacotes de serviços ou parcerias de copywriting, depois criamos um e-book que mostra para o público como nossas soluções podem ser úteis para o seu negócio e, por fim, anunciamos com objetivo de conversão para nossas páginas de vendas ou para o WhatsApp.

Não por acaso, a Contentus Clava conta com uma carteira de clientes que tem tudo a ver com sua proposta, o que nos garante processos mais ágeis e resultados de acordo com as necessidades dos consumidores.

Quer essa prática altamente sofisticada para o seu negócio também? Então entre em contato com nossa equipe e envie o código "funil de lookalike Contentus Clava". Nós vamos te dar um desconto especial na criação da sua campanha.